O app Jovem Genios é uma plataforma divertida e gamificada para aprender Português, História, Geografia, Ciências e Inglês. As notas dessas disciplinas podem ser consultadas pelos alunos no “Boletim Genial”.
Porém, os alunos não estão acessando o boletim e muitos deles pedem ajuda ao suporte ou ao professor apenas para ver suas notas. O problema é que a experiência do Boletim Genial ainda não provoca o efeito divertido e gamificado característico dos produtos da empresa.
Design Process
Empathize
Para compreender melhor o problema e as necessidades dos usuários, elaborei um questionário online com 20 questões que foram respondidas por 15 crianças com idades entre os 11 e os 15 anos.
O objetivo desta pesquisa foi entender o que eles consideram importante nos jogos que gostam e, então, desenhar algo que seja agradável e os motive a realizar a tarefa no aplicativo Jovens Genios.
46%
Dizem que MOBA (Multiplayer online battle arena) é o seu estilo de jogo preferido, classificado como jogo de estratégia, por exemplo: Fortnite, League of Legends, Lords of Mobile.
65%
Consideram extremamente importante jogos que desenvolvam habilidades que serão úteis ao longo do jogo.
52%
Concordam que em um jogo é importante ter outros objetivos menores além do objetivo principal.
Field Study
Para ter uma visão com mais profundidade dos usuários, decidi fazer um estudo de campo com um potencial usuário do app Jovens Genios. Como não tive acesso ao aplicativo real, pedi para ele jogar seu jogo favorito.
Enquanto o observava jogar, anotei todas as emoções que ele sentiu durante o jogo, desde conversas com outros jogadores até sentimentos e frustrações. Também perguntei a ele como funcionava o jogo e qual era o objetivo principal dele. Isso me ajudou a entender as necessidades do usuário e descobrir oportunidades antes de propor algo novo para o aplicativo.
Define
Com os dados que coletei na fase de discovery, defini as personas e suas afinidades. Neste ponto já tinha em mente algumas possíveis soluções para o problema, mas não me apeguei a esta solução porque outras poderiam surgir no decorrer do projeto.
Affinity Map
Nessa fase, separei alguns post-its com os dados que coletei na pesquisa e no estudo de campo, e depois os agrupei com base em suas semelhanças (afinidades). Esses agrupamentos me ajudaram a extrair insights para avançar de maneira eficaz nas próximas etapas.
Personas
Ideate
HOW MIGHT WE?
Com esse framework procurei explorar o máximo de possibilidades para o problema antes de partir para a solução final.
Sketching
& Wireframes
Para ter uma visão mais clara de como ficaria, comecei a fazer alguns esboços no papel. Esse processo me ajudou a descartar algumas ideias e determinar a maneira mais eficaz de como cada tela deveria ser.